Referências

ANALÍA LAURA SORIA BATISTA

Analía Soria Batista é especialista em Ciências Sociais na América Latina. É Master en Ciencias Sociales, Programa de Maestría en Ciencias Sociales – Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales- FLACSO, Sede Académica Argentina (1987); Doutora, Programa de Doutorado sobre Estudos Comparados em América Latina e o Caribe, FLACSO, Sede Acadêmica Brasil e Universidade de Brasília- UnB (1993).

Especialidade(s)

POLÍTICA, RELIGIÃO, CIDADANIA E SEGURANÇA PÚBLICA
TRABALHO, DESIGUALDADES E DIFERENÇAS

Experiências e Atividades

Atualmente (2006 – ) é professora Associada do Departamento de Sociologia da UnB. Professora do Programa de Pós-graduação em Sociologia e do Curso de Especialização em Segurança Pública e Cidadania do Departamento de Sociologia-SOL/UnB. Foi pesquisadora do Laboratório de Psicologia do Trabalho – LPT (1997-2005) do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho- PST do Instituto de Psicologia- IP da UnB. Atualmente é pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Violência e Segurança- NEVIS.

Participa do grupo de pesquisa Transformações do Mundo do Trabalho (SOL/UnB) e Violência, Cidadania e Segurança (SOL/UnB). Tem experiência nas áreas de Segurança Publica, Sociologia do Trabalho, Psicologia do Trabalho e Métodos e Técnicas de Pesquisa Qualitativa. As pesquisas sobre Segurança Publica tem focado no sistema prisional e nos homicidios. As pesquisas sobre trabalho tem privilegiado os seguintes temas: trabalho e afetividades, demandas emocionais do trabalho, sofrimento psíquico, assedio moral , preconceito e discriminação, violência , treinamento e formação profissional. As categorias estudadas tem sido: metalúrgicos; professores/as; auxiliares administrativos/as; fiscais do trabalho; agentes penitenciários/as; detentos, policiais; profissionais de odontologia, cuidadores/as de pessoas idosas, guardas municipais, guardas patrimonias, sepultadores e paramentadores, entre outros.