A formação de nossos estudantes tem sido organizada por meio da noção de que mestrado e doutorado compõem dois ciclos distintos de formação científica. No mestrado, procuramos dar ênfase à formação teórica e metodológica dos estudantes que lhes permita dialogar empírica e bibliograficamente com o campo da sociologia presente em nossas áreas de atuação.
Essa perspectiva de formação se reflete na estrutura curricular que adotamos ao longo dos anos e que vem sendo aperfeiçoada para melhor contribuir para formação dos nossos estudantes de pós-graduação em sociologia. Chegamos, então, a um modelo organizativo baseado no tripé: disciplinas teóricas, disciplinas metodológicas e disciplinas optativas que são promovidas pelas linhas de pesquisa. Articuladas a esse modelo encontram-se as disciplinas de prática de ensino e seminários de pesquisa, objetivando: a) investir na formação docente de nossos estudantes e b) propiciar um amplo contato com o debate sociológico em suas diferentes abordagens e campos de investigação, através dos cursos de curta duração, seminários, palestras e demais eventos de natureza acadêmica, promovidos pelo PPGSOL.
O regimento do Programa define disciplinas que equivalem a 4, 2 ou 1 crédito. Sendo disciplinas de 04 créditos àquelas relacionadas às teóricas, metodológicas, práticas e optativas, perfazendo 60 horas/aula. As de 02 créditos correspondem tanto às disciplinas de seminários que perfazem 30 horas/aula, como também podem ser usadas para cursos de média e curta duração. Já àquelas de 01 crédito, correspondem às 15 horas/aula e são utilizadas para abrigar workshops e minicursos ofertados, a partir da visita de professores nacionais e estrangeiros, por exemplo.