Projetos de Pesquisa
(Informações coletadas da Plataforma Lattes em Janeiro de 2026).
ANALÍA LAURA SORIA BATISTA
Início: 2024 Título: Medo do crime no DF (Projeto Cidade + Segura). Resumo: O projeto visa qualificar a gestão das ações de manutenção da ordem pública para aumentar a sensação de segurança entre os moradores do Distrito Federal.
Início: 2021 Título: Gestão prisional, autoridade do estado e crime organizado. Resumo: Analisa a gestão prisional baseada na afirmação da autoridade estatal em unidades antes dominadas por facções, comparando o cenário brasileiro com experiências internacionais.
ARTHUR TRINDADE MARANHÃO COSTA
Início: 2024 Título: Estruturação do Sistema Único de Segurança Pública Resumo: Desenvolve pesquisas sobre modelos de gestão da inovação e governança em segurança pública. Financiamento: Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Início: 2024 Título: Cidade mais Segura Resumo: Visa qualificar a gestão da ordem pública no DF através de diagnósticos e pesquisas sociodemográficas. Financiado por FAPDF e FINATEC .
BERENICE BENTO
Início: 2023 Título: A mulher negra escravizada e a abolição indireta: Experiências do ventre livre no mundo atlântico. Resumo: Investiga a abolição gradual da escravidão no mundo atlântico, analisando como Brasil, Portugal, América Hispânica e EUA utilizaram a capacidade reprodutiva das mulheres negras (princípio partus sequitur ventrem) como ponto central das disputas legislativas.
Início: 2022 Título: A questão da imigração na Europa: Qual o lugar que os corpos dos imigrantes ocupam? Resumo: Analisa as políticas de controle de fronteiras na Europa, especificamente a atuação da agência FRONTEX, examinando como a herança colonial molda a repressão aos corpos de imigrantes vindos de ex-colônias e as narrativas de “ameaça” civilizacional.
CARLOS BENEDITO MARTINS
Início: 2023 Título: Intelectuais e Universidade no contexto da Globalização Resumo: Debate as transformações e a reconfiguração do ensino superior nos planos nacional e internacional, analisando o papel dos intelectuais e de diversos atores globais na produção de conhecimento sobre o tema.
Início: 2020 Título: Globalização das sociologias francesa e brasileira: agentes, instituições, temáticas Resumo: Investiga o impacto da globalização nas sociologias do Brasil e da França, analisando as estratégias de inserção transnacional da disciplina e as iniciativas de associações científicas. Financiamento: CAPES (Auxílio financeiro) e COFECUB (Cooperação).
DÉBORA MESSENBERG GUIMARÃES
Início: 2024 Título: Agências religiosas como disseminadoras de informação eleitoral: entendendo o significado do voto evangélico Resumo: A pesquisa investiga o processo de decisão do voto de eleitores evangélicos, analisando como o fluxo informacional das lideranças religiosas interage com as informações geográficas do cotidiano e influencia a escolha eleitoral.
Início: 2024 Título: A extrema-direita nas escolas: a desconstrução de subjetividades autoritárias na educação básica brasileira pela literacia digital Resumo: O projeto desenvolve um modelo pedagógico de literacia digital para o ensino público, visando combater a desinformação e a infiltração de discursos de extrema-direita entre jovens para fortalecer valores democráticos. Financiamento: Câmara dos Deputados.
EDSON SILVA DE FARIAS
Início: 2024 Título: Condições Sócio-Históricas às Traduções Culturais num Patrimônio Maranhense: O Bumba-Meu-Boi na Economia de Símbolos e Espaços em São Luís Resumo: Pesquisa de pós-doutorado que analisa o Bumba-meu-boi como catalisador sociossimbólico e patrimônio cultural, investigando as tensões entre culturas de diáspora negroafricanas e o consumo cultural/turístico em São Luís. Financiamento: CAPES (Bolsa).
Início: 2019 Título: Memória, patrimônio e linguagem no contexto maranhense Resumo: Projeto vinculado ao convênio Procad que visa fortalecer programas de pós-graduação na área da cultura, promovendo intercâmbio acadêmico para reinterpretar a memória coletiva e singularidades regionais do patrimônio cultural. Financiamento: CAPES (Bolsa).
Início: 2019 Título: Desigualdade e Diferença Sociocultural na Circulação Internacional da Cultura Resumo: Investiga a circulação transnacional de ideias e bens simbólicos em contextos de assimetria geopolítica, analisando as interdependências entre culturas locais, nacionais e globais e os processos de patrimonialização e consumo. Financiamento: CAPES (Auxílio financeiro).
EDUARDO DIMITROV
Início: 2025 Título: Sociologia franco-brasileira dos intelectuais e da cultura Resumo: Visa fomentar a cooperação acadêmica entre Brasil e França na área da sociologia da cultura, incorporando métodos como a análise de correspondência múltipla (ACM) e promovendo pesquisas comparativas e seminários.
Início: 2020 Título: Globalização das sociologias francesa e brasileira: agentes, instituições, temáticas Resumo: Investiga as relações entre o processo de globalização e o desenvolvimento da sociologia no Brasil e na França, focando na inserção transnacional da disciplina e nas estratégias de organismos governamentais e associações científicas. Financiamento:CAPES (Bolsa).
EMERSON FERREIRA ROCHA
Início: 2017 Título: Desigualdade e cultura Resumo: Investiga as interfaces entre desigualdade social e consumo cultural, analisando como padrões de consumo refletem a experiência de posição social e afetam políticas públicas. Utiliza dados nacionais e regionais.
Início: 2025 Título: Desigualdades sociais associadas à morbimortalidade psiquiátrica e às barreiras de acesso à Atenção Psicossocial em municípios brasileiros com populações tradicionais. Resumo: O projeto investiga como desigualdades sociais afetam a saúde mental de populações indígenas e quilombolas e analisa as barreiras de acesso aos serviços da Rede de Atenção Psicossocial do SUS em municípios brasileiros, com o objetivo de subsidiar o aprimoramento de políticas públicas e estratégias de cuidado em contextos rurais e socialmente vulneráveis. Financiamento: CNPq
FABRICIO MONTEIRO NEVES
Início: 2022 Título: A Pesquisa em energia no Brasil: Expectativas, valores e práticas no processo de internacionalização. Resumo: Investiga como os valores e expectativas de pesquisadores brasileiros na área de energia influenciam suas estratégias de internacionalização, analisando dinâmicas de “centro e periferia” no cenário científico. Financiamento: CNPq (Bolsa).
Início: 2024 Título: Estruturação do serviço de monitoramento, avaliação global e impacto de políticas de CTI Resumo: Propõe o desenvolvimento de um modelo integrado para monitorar e avaliar o desempenho de políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação, visando subsidiar tomadas de decisão e o aprimoramento das ações do MCTI. Financiamento: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).
HAYDÉE GLÓRIA CRUZ CARUSO
Início: 2025 Título: Narrativas Juvenis em países lusófonos: violências e controle social em perspectiva comparada Resumo: Realiza etnografias multissituadas em Brasília, Lisboa e Praia para compreender as trajetórias de jovens em medida socioeducativa, analisando conexões entre educação, violência, masculinidades e sistemas de justiça. Financiamento: CNPq e CAPES (Auxílio financeiro).
Início: 2025 Título: INCT InEAC – Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos Resumo: Rede multidisciplinar que desenvolve pesquisas empíricas e comparadas sobre a administração de conflitos e a produção de desigualdades no acesso a direitos, utilizando a perspectiva etnográfica para criar tecnologias sociais.
JACQUELINE MORAES TEIXEIRA
Início: 2025 Título: À direita o feminino: análise interseccional da presença das mulheres religiosas nas disputas pelo repertório das políticas públicas em saúde Resumo: Analisa como mulheres religiosas disputam pautas feministas e de direitos humanos na política institucional, focando em espaços de formação política conservadora e em projetos religiosos sobre saúde e combate à violência.
Início: 2024 Título: Gênero e sexualidade nos processos criminais e midiáticos: violências e permanencias Resumo:Estudo nacional com metodologia qualitativa e quantitativa que investiga dados de violência de gênero e sexualidade presentes em processos criminais e na cobertura midiática em todas as regiões do país. Financiamento: CNPq (Apoio financeiro).
JOAZE BERNARDINO COSTA
Início: 2013 Título: Diálogos entre intelectuais negros brasileiros, pós-colonialismo e teorias da decolonialidade Resumo: Projeto de longo alcance que busca estabelecer convergências entre saberes eclipsados pelo cânone sociológico, analisando as contribuições de intelectuais negros, decoloniais e pós-coloniais para a democracia contemporânea.
Início: 2018 Título: Racismo e Anti-Racismo no Brasil Resumo: Discute as configurações atuais do racismo e do antirracismo em dimensões como saúde, educação e trabalho, contrastando o cenário pós-ações afirmativas com as dinâmicas sociais de meados do século XX.
Início: 2024 Título: Redes Antirracistas de Pesquisa Resumo: Projeto de pesquisa-ação em parceria com o Ministério da Igualdade Racial para monitorar e aperfeiçoar políticas públicas de igualdade racial (Lei de Cotas, Saúde da População Negra e marcos quilombolas) em diversas regiões do Brasil. Financiamento: Ministério da Igualdade Racial (MIR).
MARCELO MEDEIROS
Início: 2021 Título: Public Policy and Inequality Resumo: Examina a distribuição dos efeitos de diferentes políticas públicas entre indivíduos em diversas partes do mundo, focando no impacto dessas ações sobre as desigualdades globais.
MARCELO PINHEIRO CIGALES
Início: 2024 Título: História do ensino de sociologia na América Latina: uma perspectiva comparada entre Brasil e Argentina Resumo: Analisa comparativamente a história e os modelos de formação em Sociologia no Brasil e na Argentina, utilizando análise documental, entrevistas e manuais escolares em uma rede de cooperação internacional. Financiamento: CNPq (Chamada Pública MCTI/CNPq nº 14/2023).
Início: 2024 Título: O que temos ensinado sobre teoria sociológica no Brasil? Resumo: Pesquisa exploratória que analisa ementas de disciplinas obrigatórias em programas de pós-graduação de excelência (notas 6 e 7) para compreender as transformações e a diversificação de autores e temas na teoria sociológica nacional.
Início: 2022 Título: Sociologia do Ensino de Sociologia no Brasil Resumo: Investiga as práticas pedagógicas, identidades profissionais e o impacto das reformas curriculares (BNCC e Novo Ensino Médio) no trabalho de docentes de Sociologia, com foco na autonomia da disciplina e na formação de professores.
PAULO GRACINO JUNIOR
Início: 2024 Título: Agências religiosas como disseminadoras de informação eleitoral: entendendo o significado do voto evangélico Resumo: Investiga como eleitores evangélicos processam informações políticas de suas lideranças em contraste com o fluxo informacional do cotidiano, utilizando grupos focais para entender a decisão do voto. Financiamento: CNPq (Auxílio financeiro).
Início: 2024 Título: Religião, neoliberalismo e conservadorismo desde a periferia: um estudo a partir das regiões metropolitanas de Brasília e do Rio de Janeiro Resumo: Analisa a relação entre o discurso de igrejas pentecostais e a produção de racionalidades políticas neoliberais, investigando como a retórica religiosa oferece soluções individuais para exclusões estruturais em periferias urbanas. Financiamento: CNPq (Bolsa).
RICARDO FESTI
Início: 2025 Título: E-commerce e inteligência artificial: investimento direto, novas infraestruturas produtivas e reconfigurações do trabalho Resumo: Analisa os impactos do investimento direto de gigantes do e-commerce (como Shein e Amazon) no Brasil, focando nos efeitos do uso de IA sobre a produtividade, salários, precarização do trabalho e monopolização de mercados. Financiamento: CNPq (Auxílio financeiro).
Início: 2025 Título: Theories and Praxis of Digital Labour: The Fault Lines in Digital Capitalism Resumo: O grupo revisita avanços teóricos sobre o capitalismo digital e a automação nos últimos 40 anos, buscando identificar forças estruturais persistentes e novas perspectivas analíticas. Além disso, conecta a teoria à práxis através do engajamento com coletivos de trabalhadores e artistas.
Início: 2022 Título: Para onde vai o trabalho humano na era digital? Resumo: Investiga as transformações no mundo do trabalho decorrentes da automação e plataformização, analisando eixos como entregadores, motoristas de app e teletrabalho no funcionalismo público, em perspectiva comparada entre Brasil, Portugal e França. Financiamento: CNPq (Bolsa), FAPDF e Câmara dos Deputados (Auxílio financeiro).
SAYONARA DE AMORIM GONCALVES LEAL
Início: 2024
Título: Comum, reciclagem popular e justiça social: associações de catadores de resíduos sólidos no Brasil à prova de políticas públicas e vínculos socioafetivos ao cooperativismo.
Resumo: O projeto investiga a relação entre políticas públicas, vínculos socioafetivos e engajamento de catadores de materiais recicláveis no cooperativismo, analisando como condições político-econômicas e emocionais influenciam a organização coletiva no campo da reciclagem popular. A pesquisa examina a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com foco na articulação entre justiça ambiental e justiça social, por meio de análises em níveis macro (políticas públicas), meso (redes e centrais de cooperativas) e micro (rotinas de trabalho de catadores no Distrito Federal).
Financiamento: CNPq (Bolsa).
Início: 2024 Título: A extrema-direita nas escolas: a desconstrução de subjetividades autoritárias na educação básica brasileira pela literacia digital. Resumo: O projeto desenvolve um modelo pedagógico de literacia digital voltado a estudantes do ensino fundamental e médio, visando combater a desinformação e a infiltração de discursos de extrema-direita no ambiente escolar. Financiamento: Câmara dos Deputados (Bolsa).
SÉRGIO BARREIRA DE FARIA TAVOLARO
Início: 2024 Título: Relacionismo e substancialismo no pensamento brasileiro: análise de uma tensão interpretativa Resumo: Analisa criticamente as interpretações do Brasil sob a ótica de dois vieses antinômicos: o substancialista e o relacional, investigando as propensões intelectuais em distinguir a sociedade brasileira dos padrões de sociabilidade modernos. Financiamento: CNPq (Bolsa de Produtividade em Pesquisa – PQ).
Início: 2016 Título: Pensamento social brasileiro e teorias sociológicas da modernidade: intersecções Resumo: Explora as confluências e divergências entre as imagens do país no pensamento social brasileiro e as formulações clássicas e contemporâneas da experiência moderna, demonstrando como os intérpretes do Brasil compartilham parâmetros do imaginário sociológico global.
STEFAN FORNOS KLEIN
Início: 2025 Título: Teorias sociais críticas: formas de teorização e suas dinâmicas de legitimação e marginalização Resumo: Investiga metateoricamente os processos de (des)legitimação de teorias sociológicas sob a dinâmica centro-periferia, buscando estabelecer diálogos simétricos entre teorizações marginais (incluindo indígenas) e o estado da arte da reflexão teórica. Financiamento: CNPq (Bolsa).
Início: 2023 Título: A contrapelo do cânone: descolonizando a teoria social, a docência e a formação de cientistas sociais Resumo: Analisa o impacto da descolonização curricular e das ações afirmativas na formação de cientistas sociais, mapeando e resgatando autores e perspectivas que sofreram apagamentos históricos para democratizar o repertório teórico e metodológico da área.
TÂNIA MARA CAMPOS DE ALMEIDA
Início: 2024 Título: Participação Social na Política de Cuidados do Brasil Resumo: Apoia o Ministério do Desenvolvimento Social no planejamento e sistematização da participação social para a elaboração da Política Nacional de Cuidados. O estudo foca em identificar demandas populacionais sobre a organização do trabalho de cuidado, considerando desigualdades de gênero, raça e classe. Financiamento: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (Auxílio financeiro).
Início: 2024 Título: Reestruturação da Central de Atendimento às Mulheres: diagnóstico e diretrizes de registro do Ligue 180 para atendimento especializado, humanizado e com perspectiva de gênero Resumo: Realiza um diagnóstico interdisciplinar da Central Ligue 180 para subsidiar sua reestruturação e separação do Disque 100. O objetivo é resgatar o propósito originário da política, estabelecendo novos fluxos de atendimento humanizado e capacitação para as atendentes. Financiamento: Ministério das Mulheres (Bolsa).
Início: 2023 Título: Movimentos religiosos defensores dos Direitos Humanos no Distrito Federal Resumo: Investiga igrejas e movimentos cristãos que utilizam teologias feministas e inclusivas para defender direitos de mulheres, negros, indígenas e a comunidade LGBTI+. A pesquisa analisa como essas vertentes desafiam doutrinas ortodoxas e o conservadorismo religioso no DF.
TÂNIA MARA PASSARELI TONHATI
Início: 2024 Título: Mulheres migrantes e refugiadas: inserção, permanência e mobilidade laboral Resumo: Analisa a feminização das migrações no Brasil, focando no perfil socioeconômico e nos obstáculos à inserção laboral de mulheres refugiadas e migrantes. O projeto utiliza bases de dados como RAIS e CAGED para criar dashboards e tecnologias sociais voltadas a políticas laborais. Financiamento: Universidade de Brasília (Auxílio financeiro).
Início: 2022 Título: Rede Infâncias protagonistas: migração, arte e educação Resumo: Desenvolve pesquisas multidisciplinares para embasar políticas públicas de integração de crianças imigrantes em escolas brasileiras. Inclui a escuta ativa de crianças por meio da arte, formação de professores e a criação de materiais didáticos em coautoria com os alunos.
TIAGO RIBEIRO DUARTE
Início: 2024 – Título: Soylandia: Novas regulamentações ambientais e fronteiras agrícolas no Brasil Resumo: Identifica como atores do agronegócio utilizam ou contornam instrumentos de regulamentação ambiental para expandir atividades em áreas de restrição ecológica, analisando estratégias que vão desde métodos de aquisição de terras até o uso de sistemas digitais. Financiamento: Agence Nationale de la Recherche (ANR – França).
Início: 2023 Título: Crise político-epistêmica e a interface ciência/políticas climáticas no governo Bolsonaro Resumo:Investiga os impactos do negacionismo e do antiambientalismo na interface entre ciência e políticas públicas durante a gestão Bolsonaro, focando em como pesquisadores e formuladores de políticas lidaram com a desinformação e o desmonte de estruturas ambientais. Financiamento: CAPES (Bolsa).
Início: 2022 Título: O conflito de narrativas em torno da crise hídrica no Oeste da Bahia Resumo: Analisa a disputa de narrativas entre o agronegócio e populações tradicionais sobre as causas da escassez de água em uma das últimas fronteiras agrícolas do país, observando como o setor produtivo e as comunidades locais mobilizam diferentes saberes e informações científicas. Financiamento: CNPq e Universidade de Brasília (Bolsas).

