Referências

EDSON SILVA DE FARIAS

Pesquisador do CNPq. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (1989) e mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1995), com doutorado em Ciências Sociais pela mesma instituição (2001).

Especialidade(s)

Cidade
Cultura e Sociedade
Pensamento e Teoria Social

Experiências e Atividades

Pós-doutoramento pelo Colégio de México, onde esteve como pesquisador visitante (2012). Atualmente é professor adjunto do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de Brasília. Professor associado do Programa de Pós-Graduação em Memória: Sociedade e Linguagem da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Teoria Sociológica e Sociologia da Cultura. Pesquisa cultura popular, memória, economia simbólica e consumo cultural, sociologia do audiovisual e formação de subjetividades artísticas.

Coordenador da equipe de pesquisa e pelo dossiê responsável pelo reconhecimento do Complexo Cultural do Boi-Bumbá Amazônico como patrimônio cultural do Brasil. pelo IPHAN. Autor dos livros: Retas que prosseguem em curvas: Tensões nos usos do contexto metropolitano brasiliense; Faces Contemporâneas da Cultura Popular; Ócio e Negócio: festas populares e entretenimento-turismo no Brasil; Práticas Culturais nos Fluxos e Redes da Sociedade de Consumidores; O Mesmo e o Diverso: olhares sobre cultura, memória e desenvolvimento; O Desfile e a Cidade: o carnaval-espetáculo carioca. Lidera o Grupo de Pesquisa em Cultura, Memória e Desenvolvimento (CMD – www.culturaememoria.com.br). Editor da revista Arquivos CMD(http://www.culturaememoria.com.br/revista/index.php/cmd). Membro do Conselho do Museu AfroDigital do Rio de Janeiro (UERJ). Representante da Sociologia na Comissão de Imagem e Som da ANPOCS. Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Arte/Cultura nas Ciências Sociais.