FERNANDA ANTÔNIA DA FONSECA SOBRAL

Fernanda A. da F. Sobral é Professora aposentada e colaboradora do Programa de Pós- graduação em Sociologia (UnB).Atualmente é Vice Presidente da SBPC. Tem Doutorado em Sociologia na UnB e realizou estágio de pós-doutorado em Paris na École des Hautes Études em Sciences Sociales, entre 1989 e 1990.

Especialidade(s)

CONHECIMENTO E CULTURA

Experiências e Atividades

Foi professora convidada na Universidade de Québec, em Montreal, na sessão de outono de 2000 e na sessão de verão de 2003. Foi pesquisadora visitante do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) no período de 2009 a 2011, quando coordenou e/ou participou de várias avaliações de programas de CT&I como INCTs, OBMEP, Ciência sem Fronteiras, etc.

Foi Secretária Executiva da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) na gestão de 95 a 97, Membro do Comitê Assessor de Ciências Sociais no CNPQ no período de 1998-2000, do Conselho Superior da FAP-DF de 2007 a 2010 e de 2014 a 2016 , Conselheira da SBPC entre 2005 e 2007, membro do Conselho Consultivo da FINEP de 2016 a 2018 e Diretora de Pesquisa na UnB no ano de 2016 . Tem pesquisas e publicações nos seguintes temas: educação, tecnologia, ciência, universidade e pesquisa, tendo orientado cerca de 40 dissertações de mestrado e teses de doutorado. As suas publicações mais recentes são” A Internacionalização da Ciência e as Políticas de Pesquisa e Pós-graduação no Brasil ” , “A Contribuição da UnB aos Estudos Sociais de Ciência e Tecnologia” e “A política brasileira de Ciência, Tecnologia e Inovação e os desafios para a pesquisa da universidade”. todos em 2019 . Em 2018 publicou livro com Gilberto Lacerda Santos sobre ” Avaliação De Políticas Públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação”. Fez parte do GT criado pelo CNPq para elaborar diretrizes de uma política científica e tecnológica para as áreas de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas . Atualmente também é membro do Conselho Superior da da Capes e do Conselho da ESOCITE.