Referências

HAYDÉE GLÓRIA CRUZ CARUSO

Professora Adjunta III do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília.É Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq e atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação em Sociologia – PPGSOL/UnB.

Especialidade(s)

Violência
Segurança e Cidadania
Cidade
Cultura e Sociedade

Experiências e Atividades

Foi investigadora visitante de pós-doutorado no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra(2017/2018). Coordena o Laboratório de Ensino de Sociologia Lélia Gonzalez. É Doutora (2009) e Mestre (2004) em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense. Possui pós-graduação em Políticas Públicas de Justiça Criminal e Segurança Pública (2001) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999).

Atua nas áreas de Sociologia da Violência, Antropologia Urbana, Antropologia do Direito, com ênfase nos seguintes temas: segurança pública, justiça criminal, administração institucional de conflitos, cultura policial e juventudes. Foi servidora do Ministério da Justiça(2009-2011) onde coordenou a Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública – RENAESP. É pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Violência e Segurança – NEVIS da UnB e pesquisadora associada do Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-INEAC) da Universidade Federal Fluminense. Em 2014 recebeu o reconhecimento do UNLIREC- Centro Regional de las Naciones Unidas para la Paz, el Desarme y el Desarrollo en América Latina y el Caribe por sua contribuição como agente de mudança nos temas de segurança pública e desarmamento no Brasil. Entre 2015 e 2016 Integrou a equipe de especialistas que elaborou a 1a e 2a versão do componente de Sociologia da Base Nacional Comum Curricular – BNCC para a Educação Básica.Foi Conselheira do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (2015-2017). É mãe de uma filha e esteve de licença maternidade em 2012.