Referências

JOAZE BERNARDINO COSTA

Professor Associado 2 do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília. Possui graduação em Ciências Sociais (1995), mestrado em Sociologia (1999) e doutorado em Sociologia (2007) pela Universidade de Brasília.

Especialidade(s)

Feminismo
Relações de Gênero de Raça

Experiências e Atividades

Realizou seu pós-doutorado no Departamento de Estudos Étnicos da Universidade da Califórnia em Berkeley (2014-2015), onde desenvolveu o projeto Pensamento Caliban no Brasil: Intelectuais Negros e o Campo das Relações Raciais à Luz das Teorias Decoloniais. Atuou como pesquisador visitante (2017) no Rutgers Advanced Institute for Critical Caribbean Studies (RAICCS – Rutgers University), onde aprimorou seus estudos sobre intelectuais negros caribenhos. Integrou a equipe da Universidade de Brasília que elaborou e propôs a Política de Ações Afirmativas para Estudantes Negros(as), Indígenas e Quilombolas nos Cursos de Pós-Graduação, aprovada em 2020.

Atualmente é o Presidente da Comissão de Acompanhamento da Política de Ações Afirmativas na Pós-Graduação. Integra atualmente uma rede internacional de pesquisa sobre praticas de racialização e promoção da igualdade racial no Brasil, África do Sul, Reino Unido e Suécia. Leciona e orienta estudantes de graduação, mestrado e doutorado nos seguintes temas: teorias decoloniais, pós-colonialismo, intelectuais negros, teorias da diáspora, ação afirmativa, trabalho doméstico.