JULIANA DE FARIAS MELLO E LIMA

Especialidade(s)

TRABALHO, DESIGUALDADES E DIFERENÇAS

Experiências e Atividades

Professora visitante do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade de Brasília (UnB). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), mestrado em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da mesma universidade (2007) e doutorado em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Realizou pós-doutorado no Núcleo de Estudos de Gênero Pagu/UNICAMP (Bolsa FAPESP 2018-2021) e no PPCIS/UERJ (Bolsa PNPD/CAPES 2015-2018). Autora do livro “Governo de mortes” (Papéis Selvagens Edições, 2020); co-autora de “Violências de gênero em contextos militarizados: uma cartografia escrita por mulheres” (FASE, 2020); roteirista do documentário “Auto de Resistência” (Brasil, 2018) e do podcast “Justiça em Preto e Branco” (2022). É pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos de Gênero PAGU/UNICAMP; do Núcleo de Justiça Racial e Direito/FGV Direito SP; do CIDADES/UERJ e do DOCUMENTA/UFRJ. Integra o Comitê Cidadania, Violência e Gestão Estatal da Associação Brasileira de Antropologia (ABA).