Referências

LOURDES MARIA BANDEIRA

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (1970 – 73), mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília-UnB (1975-78) e doutorado em Antropologia – Université René Descartes – de Paris V (1979-84).

Especialidade(s)

Feminismo
Relações de Gênero de Raça

Experiências e Atividades

Realizou Pós-Doutorado na área de Sociologia do Conflito com o Profº. Michel Wieviorka, na École des Hautes Études en Sciences Sociales-EHESS(2001-2002). A partir de 2005 é Professora Titular no Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília. Tem experiência acadêmica e docente, além de publicações e orientações, na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Urbana e da Cultura – Gênero, Feminismo, Violência de Gênero, e Políticas Públicas. Atua principalmente nos seguintes temas: Conflito e violência nas relações de gênero, cidadania, mulheres, feminismo e políticas públicas.

Exerce a docência no ensino de metodologia e das técnicas de pesquisa. É atualmente coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Mulher – NEPEM e membro do Conselho de Direitos Humanos da Universidade de Brasília – CDHUnB. Foi Secretária de Planejamento e Gestão da Secretaria de Políticas para Mulheres-SPM/PR de fevereiro de 2008 à janeiro de 2011 e Secretaria Adjunta a partir de março de 2012 até janeiro de 2015. Atualmente é membro do comitê editorial da Editora da Universidade de Brasília. É Pq-1B do CNPq e desenvolve projetos de pesquisa: “Feminicídio no Brasil” e ?Relações de cuidado e cuidadoras nas redes inter-institucionais de apoio às mulheres vítimas de violência?. Atuou por uma década como Editora-chefe da Revista Sociedade e Estado.