Referências

MARCELO MEDEIROS

Realiza estudos no campo da Desigualdade Social. Tem formação em Sociologia e Economia. Atualmente é professor visitante na Princeton University.

Especialidade(s)

Trabalho e Sociedade
Política
Valores
Religião e Sociedade

Experiências e Atividades

Foi professor na UnB, pesquisador do Ipea, do International Poverty Centre – UNDP, pesquisador-visitante na Cambridge University, no Institute for Human Development – Delhi, no Indira Ghandi Institute – Mumbai, na Sophia University – Tóquio, na UNSAM – Buenos Aires, no CNRS-Cermes3 – Paris, na University of California – Berkeley e na Yale Law School – New Haven, além de especialista em avaliação de políticas do TCU. Recebeu o Fred L. Soper Award, prêmio da Organização Mundial da Saúde para a melhor publicação em saúde pública de 2012, o Prêmio Tesouro Nacional em Economia do Setor Púlblico, 2012 (3o. lugar), o prêmio Anpocs de melhor tese de doutorado em Ciências Sociais de 2003, medalha de melhor estudo sobre desenvolvimento do Senado Federal – Instituto Tancredo Neves em 2000 e menção de Melhor Estudo de Aluno de Graduação do XX Eneco em 1993.

Atuou como membro de conselhos de pesquisa na AUC – Cairo e na Fiocruz – Rio. Tem publicações nas áreas de Desigualdade e Mobilidade Social, Demografia, Saúde, Educação, Uso do Tempo, Gênero, Pobreza, Teorias do Desenvolvimento, Deficiência e Proteção Social, bem como artigos de divulgação científica, análise e opinião em jornais e revistas. Coordena projetos de pesquisa e trabalha regularmente em conjunto com orientandos de graduação, iniciação científica, mestrado e doutorado. Participa de atividades de gestão científica na Capes e no CNPq. É bolsista de produtividade do CNPq. É membro da SBPC, da ISA e da SBS.