Referências

MARIA STELA GROSSI PORTO

Possui graduação em Sociologia pela Universidade de Brasília (1976), mestrado em Sociologia – Université de Montréal (1979), doutorado em Sociologia – Université de Montréal (1987) e pós-doutorado pelo Centre d’Études de la Vie Politique Française- CEVIPOF, Paris,França. Professora Titular da Universidade de Brasília; Agraciada, em fevereiro de 21017, pelo Conselho Universitário da Universidade de Brasília, com o titulo de professora Emérita, em solenidade realizada em novembro de 21007.

Especialidade(s)

Violência
Segurança e Cidadania

Experiências e Atividades

Presidente do 18º Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia- SBS. Coordenadora e membro do Núcleo de Estudos sobre Violência e Segurança- NEVIS- da Universidade de Brasília; Membro do Comitê Assessor do CNPq- CA- para as áreas de Sociologia, Antropo 2013- 201016. Membro do Comitê Institucional de Avaliação da CAPES para a área de Sociologia, de 2004 a 2006 e de 2007 a 2009; Membro da Diretoria da ANPOCS; Vice-Presidente do RC 29-Research Committee on Deviance and Social Control, da International Sociological Association, ISA 2006-2010. Presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia – SBS, entre 2003 e 2005 e Vice Presidente na gestão anterior, 2001-2003. Membro do Conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, entre 2003 e 2007. Convidada, em 2010, como Directeur d´Études pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, tendo nessa condição, participado das atividades do Centre d´Analyse et d´Intervention Sociologiques (CADIS) e realizado duas conferências. Estágio de trabalho como pesquisadora associada no CADIS-Centre D’Analyse et D’ Intervention Sociologique, da École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris, França, no período de 09 a 30 de setembro de 2008.

É Pesquisadora 1A do CNPq e Líder do Grupo de Pesquisa em “Violência, Cidadania e Segurança” do Diretório de Pesquisa do CNPq. Integrante e coordenadora para a região do Distrito Federal do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia “Violência, Democracia e Segurança Cidadã”, do CNPq, coordenado, em âmbito nacional, pelo Prof. Sérgio Adorno. Coordenadora, em nível do Distrito Federal, da pesquisa “Violência Urbana, Polícias Militares Estaduais e Políticas Públicas de Segurança”, coordenada, em nível nacional, pelos professores César Barreira (UFC) e José Vicente Tavares dos Santos (UFRGS), Integrante do Comitê Temático de avaliação das propostas submetidas ao Edital MCT/CNPq 70/2008 para análise dos pedidos sobre Trauma, Violência e Segurança Pública. Desenvolve trabalhos no campo da Sociologia da Violência, tendo como enfoque maior publicações voltadas, sobretudo à análise: a) das Representações Sociais da Violência, no Distrito Federal; b) das Organizações Policias e sua relação com a Sociedade, com ênfase para a análise de Códigos de Conduta e Normas de Deontologia Policial e seus desdobramentos em termos da prática policial. É membro do Comitê Editorial da Revista Sociedade e Estado, UnB (0102-6992) e membro do Conselho Editorial das seguintes revistas: Sociedade e Agricultura (UFRJ) (1413-0580), Revista Brasileira de Pós-Graduação ( CAPES ); Sociedade e Estado, UnB (0102-6992) e Dilemas – Revista de Estudos de Conflito e Controle Social, publicação do Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana (UFRJ); da Revista Brasileira de Segurança Pública, publicação do Fórum Brasileiro de Segurança públlica; Revista Segurança com Cidadania, da SENASP – Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.Foi Vice-Diretora do Centro Internacional de Pesquisa em Representações e Psicologia Social- Serge Moscovici. Atuação docente nas áreas de Teoria Sociológica, Violência, Conflito e Segurança.