Referências

RICARDO COLTURATO FESTI

Professor Adjunto do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília. É autor do livro Fábrica sem patrão, lançado em 2020, e da tese O Mundo do Trabalho e os Dilemas da Modernização: percursos cruzados da sociologia francesa e brasileira (1950-1960), defendida em 2018 pela Universidade de Campinas, sob orientação do Professor Ricardo Antunes. Fez estágio de pesquisa na Escola de Altos Estudo em Ciências Sociais, em Paris, entre 2015 e 2017, sob supervisão do Professor Michael Löwy.

Especialidade(s)

Trabalho e Sociedade
Sociologia da Sociologia do Trabalho

Experiências e Atividades

Publicou artigos em livros e revistas científicas nacionais e internacionais sobre sociologia do trabalho e, atualmente, coordenada na UnB um projeto de pesquisa coletivo intitulado O Mundo do trabalho na Era Digital.
Realiza estudos e pesquisas sobre dois eixos temáticos:
1. Trabalho, classes e movimentos sociais:
Preocupa-se em compreender as singularidades da classe trabalhadora brasileira. Estuda as mudanças ocorridas nas relações sociais de produção e nas relações de trabalho, decorrentes da capitalização da economia e das novas tecnologias, em particular a automação. Desenvolve estudos sobre o movimento sindical; cooperativismo; subjetividade no mundo do trabalho; consciência de classe; divisão internacional do trabalho; e interseccionalidade entre classe, gênero e etnia/raça.
2. Sociologia da sociologia do trabalho:
Busca-se uma interseção entre os campos da sociologia do trabalho e do pensamento social. Pretende-se contribuir com investigações que permitam melhor compreender o campo científico dos “estudos do trabalho”, por meio de pesquisas sócio-histórica e de reflexões teóricas acerca da produção e difusão da teoria sociológica.

Site: https://www.trabalhoemplataforma.org/
Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6360-2875