SAYONARA DE AMORIM GONCALVES LEAL

Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília (2007). Fez pós doutoramento no Centro de Sociologia da Inovação na École des Mines de Paris (2013/2014).

Especialidade(s)

CONHECIMENTO E CULTURA
POLÍTICA, RELIGIÃO, CIDADANIA E SEGURANÇA PÚBLICA

Experiências e Atividades

Mestrado em Mudança Social – Université de Lille I (2005); mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade de Brasília (2001). Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Sergipe (1997). Professora adjunta do Departamento de Sociologia da UnB. Atua nas linhas de pesquisa Educação, Ciência e Tecnologia e Política, Valores e Sociedade. No que concerne à área de Educação, se interessa pelas inovações na prática de ensino de sociologia em escolas do Distrito Federal e formação instrucional e saberes docentes no curso de Licenciatura em Ciências Sociais. Em se tratando da área de C&T, atua na interface entre sociologia política e sociologia da tecnologia e da inovação, atuando em pesquisas sobre os impactos das tecnologias com orientação sociológica e observando a posição ética e regimes críticos e de moralidade envolvidos na construção e usos de tecnologias e, investigações sobre as conseqüências de tecnologias para a vida social a partir de métodos empíricos sobre aceitação, resistências e adaptação social a uma determinada inovação técnica.

Os temas de interesse são: a participação de tecnologias da informação e da comunicação em processos da vida social e em regimes de praxiologia comunicativa, regimes de capacidades de atores sociais em disputas e controvérsias tecnocientíficas, novos formatos de participação pública em tempos de “democracia digital” (usos e construção de mídias sociais, aplicativos, plataformas tecnológicas). Membro do Grupo de Trabalho” Ciência e Sociedade” da CLACSO e do Laboratório de Antropologia da Ciência e da Tecnologia da UnB e do Laboratório de Estudos de Teoria e Mudança Social (LABEMUS).